Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 6 de maio de 2014

Sobre a Ignorância...


Ao ignorar o interior você permanece ignorante. Não ignorar o interior é o começo da sabedoria. Gosto desta palavra ignorância. Ela significa que algo foi ignorado, algo foi desviado, você não prestou atenção a ele.

Algo está presente, sempre esteve presente, mas você tem sido negligente com ele. Talvez por estar sempre presente, ele possa ser facilmente ignorado. Sempre ignoramos aquilo que está sempre presente, e sempre prestamos atenção ao novo, porque o novo traz mudanças. O cachorro pode continuar sentado se nada se mover à sua volta- ele pode descansar, pode sonhar. Basta que algo se mova que ele fica imediatamente em alerta. Esse é exatamente o estado da mente; ela presta atenção quando algo muda, depois adormece novamente. 
E nosso tesouro interior sempre esteve conosco. É muito fácil ignorá-lo, aprendemos a ignorá-lo. Esse é o significado da palavra ignorância. Deixe que sua busca seja o começo do não mais ignorar o interior, e o despertar virá por sim mesmo. E quando o amor estiver desperto, a vida terá um sabor totalmente diferente: o sabor do néctar, da imortalidade, da vida eterna.

Osho
no livro: 365 Meditações Diárias pg 272


5 comentários :

  1. Mensagem plena de verdade, como não podeeria deixar de ser.
    Um abraço.
    Élys

    ResponderExcluir
  2. Perfeitas, as palavras de OSHO... o ser humano é um caso sério... sei que adaptar-se tem sua importância, porém, o que ocorre é que o ser humano se acostuma demais com situações e pessoas e passa a não percebe-las...como OSHO diz, só percebe o novo... precisamos ficar atentos, a toda a riqueza que há em nosso interior e também ao que nos cerca e que tantas vezes, ignoramos.
    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Bela meditação, nos faz perceber o quanto deixamos passar ou tanto se perder por falta de atenção e pura ignorância... Neste sentido faz todo sentido... Entretanto, se pensarmos que Ignorância pode se tornar um estado natural do ser, fazendo com que este ser acredite apenas no que é falso ou no que é ruim de si mesmo... Mas somos tão ignorantes em tantas coisas e tão alertas para tantas outras, nem sempre em sua ordem moral e ética, acredito que um cão seja menos ignorante que nós seres humanos... e nós somos os racionais... pelo menos é no que nos fizeram acreditar... Adorei Aki... Bjim

    ResponderExcluir
  4. Sabor que aprecio e muito em minha vida!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)