Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O que Buda faria se um ente querido fosse embora?


Qual uma estrela cadente, uma cegueira, uma lâmpada,
Um passe de mágica, gotas de orvalho ou uma bolha, 
Qual um sonho, um relâmpago ou uma nuvem.
Assim deveríamos encarar tudo que é condicionado.
Sutra  do  Diamante 32

Aqui Buda fala sobre a natureza fugaz de todas as coisas condicionadas ao tempo e ao espaço. Os nossos amores, a nossa vida, inclusive o nosso eu são assim. Quando as alegrias chegam ao fim, o que resta? Apenas a consciência de que eram como um sonho e se dissolveram no ar. 
Nós gostamos de ver estrelas cadentes e passes de mágica, mas devemos desfrutá-los enquanto acontecem. Afinal, não é justamente a fugacidade que torna tão especial uma estrela cadente? Ninguém espera que ela se perpetue e ninguém deve esperar que o prazer de uma companhia dure para sempre. Quando sentimos falta de uma pessoa, estamos com saudade dos momentos que vivemos juntos -momentos que, por sua própria natureza, precisam passar. Só a passagem dos instantes vividos permite a chegada dos novos; precisamos estar no presente para experimentá-los. Buda fazia isso e viveu a vida plenamente.
É a nossa vez de fazer o mesmo.

Franz Metcalf
No livro - O que Buda Faria - pg44
imagemdaqui

6 comentários :

  1. Querida Sheila
    Grande lição de vida!
    Muitos parabéns pelas suas pesquisas,sempre repletas de sabedoria.muito bom para quem lê. Muito obrigada.
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila!!!
    Vou levar comigo para ler, reler e tentar aprender...achei perfeito, mas como simples humana e canceriana...isso é tão difícil!!
    Bjs e beijinho para seu pequeno, que a esta altura, já deve estar um rapazinho!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, me emocionei com essa grande verdade
    bj

    ResponderExcluir
  4. Com meu carinho de sempre
    e amor incondicional .
    Estou marcando minha presença
    para desejar um abençoado final de semana.
    Desejo de coração que veja minha postagem .
    Quanto a comentar ficarei feliz mais faça aquilo
    que mandar seu doce coração.
    Beijos que seu final de semana seja na benção e na paz de Deus.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Carmem, precisamos de muito chão para atingir esta compreensão! É um belo ensinamento, temos que perseguir este ideal.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser uma grande verdade, não é fácil encarar assim, a mim custa-me e acho que apesar de hoje saber e compreender isso tudo e saber que estarão la em cima a minha espera, a sua perde será muito dolorosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)