Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Relacionamentos, Solidão e Equívocos...

Há dois ou três dias, alguém me perguntou “o que é que se passa com as relações (amorosas) entre as pessoas, que estão todas a acabar? Está toda a gente a discutir, a separar-se, ninguém está feliz…”

A resposta, se é que alguém pode ter uma resposta, é que os relacionamentos não existem para as pessoas serem felizes. Os relacionamentos existem para as pessoas aprenderem grandes lições sobre si próprias, sobre a vida, sobre os valores fundamentais da existência. Nós aprendemos a dois aquilo que serve o propósito individual de cada um.

A verdade é que nós nascemos sozinhos e a solidão é a nossa condição natural. Antes de aceitarmos até às últimas consequências a nossa condição de seres solitários, não temos como estabelecer relações reais com os outros. Alguém escreveu que “o homem morre como nasce: careca, sem dentes e sem ilusões”. Eu acrescento: e sozinho. O homem nasce e morre sozinho.

Mas nós queremos fugir da solidão, em vez de a atravessar. Se ao menos pudéssemos aceitar, abençoar, essa solidão, ela deixaria de ser uma dor. Passaria a ser uma conquista da nossa consciência. E só a partir dessa consciência poderemos ter relações saudáveis uns com os outros, simplesmente porque já não iremos aos relacionamentos para pedir, mas para dar. E essa é a lei do amor humano: amar é dar, é partilhar, é transbordar.

Não é pedir, precisar, depender, sentir falta. Não é estabelecer acordos de vampiros (”eu mordo no teu pescoço e tu mordes no meu”), para preenchermos um vazio que vivemos como uma carência.

Por isso nas relações pessoais podemos viver numa de duas posturas: ou somos mendigos, ou imperadores. Quem não atravessa a solidão só pode viver como um mendigo, exigindo atenção, amor, cuidados, cobrando a presença do outro. Orbitando em redor de alguém. Vivendo relacionamentos pouco saudáveis, pouco livres, ou que pouco lhe devolvem de si próprio - mas que são o preço a pagar para ter alguém do seu lado, o preço a pagar para não se estar só.

Astrologicamente, essa dependência é simbolizada pela Lua. A Lua é um corpo morto, não tem luz própria, não emana nada. Apenas espelha e recebe a luz do Sol. A Lua é satélite da Terra, tal como nós somos satélites daqueles de quem dependemos. Ser dependente é estar lunarizado, é orbitar em redor de alguém que julgamos nos irá fazer felizes. E só há uma única fase na vida humana em que é suposto estarmos lunarizados, que é a infância - em que dependemos de alguém maior, mais forte, mais apto do que nós para sobreviver (a mãe, ou quem a substituiu).

Mas se carregamos essa dependência emocional imatura e irresponsável pela vida fora, projetando-a para cima de quem julgamos amar, a vida conduz-nos a experiências de sofrimento, de perda, de rupturas amorosas. E é tão-só o Universo, programado que está para a evolução, dizendo-nos

“Não podes depender de ninguém, e sempre que o fizeres vais ser recordado, pela dor, que não deves viver como um mendigo, mas como um imperador. Dá o teu melhor aos outros sem depender deles para te sentires alimentado. A tua dádiva é a tua maior riqueza; a tua carência, a causa do teu maior sofrimento”.

E só assim podemos aprender.

Nuno Michaels


PERFEITO!!! ^^

3 comentários :

  1. Que encanto seu blog....amei demais!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que a luz dependa do Sol, a Terra não seria a mesma sem a Lua.
    Somos todos interligados. Se nascemos e morremos sozinhos, a solidão, acredito, depende de cada um.
    Na questão dos relacionamentos, hoje o ser humano vive de paixão, o que não é a mesma coisa quando se ama. Paixão é posse, apego, desejo, valores de uma pessoa egoista. Sem esquecer que o Amor liberta, não aprisiona como a paixão.
    Quando aprendermos a nos amar de verdade, aí sim, aprenderemos, de fato, a amar as pessoas.

    Um beijo, Coração!!!

    ResponderExcluir
  3. Sheila querida que lindo texto sobre relacionamento e verdade foram ditas..a gente tem dificuldade em se relacionar no meu ver..pois esperamos muito do outro,queremos que o outro supra todas as nossas carencias e necessidades..e isso não funciona..
    Muitas vezes penso que talvez fosse melhor se eu estivesse só..
    beijos e boa semana sheila querida..beijocas no juju
    titi

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)