Pesquisar este blog

Tradutor

sábado, 29 de outubro de 2011

Ego

Todos nós nascemos sem um ego. Quando uma criança nasce, ela é apenas consciência: flutuando, fluindo, lúcida, inocente, virgem, sem ego. Aos poucos, o ego é criado pelos outros. O ego é o efeito acumulado das opiniões dos outros sobre você.

Um vizinho chega e diz "Que criança bonita!", e olha para a criança com um olhar de apreciação. Então o ego começa a funcionar. Alguém sorri, uma outra pessoa não sorri. Algumas vezes a mãe é muito carinhosa, outras vezes está muito zangada.

E a criança vai aprendendo que não é aceita como ela é. Seu ser não é aceito de forma incondicional: há condições a serem satisfeitas. Se ela grita e chora e há visitas na casa, sua mãe se zanga. Se ela grita e chora, mas não há visitas na casa, sua mãe não se importa.

Se ela não grita, nem chora, sua mãe a recompensa sempre com beijos amorosos e com carinho. Quando há visitas, se a criança sabe ficar quieta, em silêncio, sua mãe fica muito feliz e a recompensa. A criança vai aprendendo as opiniões dos outros sobre si mesma olhando no espelho dos relacionamentos.

Você não pode ver a sua face diretamente. Você tem que olhar em um espelho, e no espelho você pode reconhecer sua face. Esse reflexo se torna sua ideia de sua face, e há milhares de espelhos a seu redor, todos eles refletindo algo. Alguém o ama, alguém o odeia, alguém é indiferente.

E então, aos poucos, a criança cresce e continua acumulando as opiniões de outras pessoas. A essência total dessas opiniões dos outros constitui o ego. A pessoa começa a olhar para si mesma da forma como os outros a veem. Começa a se olhar de fora: isso é o ego.

Se as pessoas gostam dela e a aplaudem, ela pensa ser bela, estar sendo aceita. Se as pessoas não a aplaudem e não gostam dela, rejeitando-a, ela se sente condenada. Ela está continuamente procurando formas e meios para ser apreciada, para ser repetidamente assegurada de que possui valor, que possui um mérito, um sentido e um significado.

Então a pessoa passa a ter medo de ser ela mesma. É preciso encaixar-se na opinião dos outros.

Se você deixar de lado o ego, subitamente se tornará novamente uma criança. Você não estará mais preocupado com o que os outros pensam sobre você, não prestará mais atenção àquilo que os outros dizem de você.

Nesse momento, terá deixado cair o espelho. Ele não tem mais sentido: a face é sua, então por que perguntar ao espelho?


Osho, em "Osho de A a Z: Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"



Simplesmente PERFEITO!!!
Com certeza vai para minha lista de preferidos!



4 comentários :

  1. Sheila...
    Linda reflexão! Amei "passarinhos no telhado".

    Ótimo Domingo!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  2. Sheila, entrei hoje nos links e vi que voce fez mais alguns...me emocionei...

    Quem é voce?...que alma mais linda, bela e extremamente sensível...

    Que tesouro encontrei pelo meu caminho...tenho falado que tudo que encontro de belo e maravilhoso pelo meu caminho nesta dimensão, eu tenho levado comigo...voce vem?...vou te levar...

    Beijos com um carinho imenso...
    Liz

    ResponderExcluir
  3. Nossa nossa nossa...perfeito demais! e extremamente profundo. É uma das coisas mais difíceis para anularmos dentro de nós. A vaidade, o orgulho, a arrogância nos deixam tão cegos que ficamos impossibilitados de nos anularmos. Mas quando isso acontece, vem a harmonia...tudo se encaixa...como uma engrenagem...e tudo passa a dar certo.

    Amei esse texto. Acredita que nunca li muito Osho, conheci mais dele aqui na blogosfera. Ma ra vi lho so...

    Brigada, Sheila, pelo "compartilhar"...
    Um dia lindo!! beijinhos

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)