Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Você precisa mesmo defender seu ponto de vista?

Sempre que você estiver conversando com alguém, verifique se você está sentindo necessidade de defender seu ponto de vista. Verifique a vontade de tornar a sua opinião mais importante do que a opinião do outro. Se essa vontade de "estar certo" aparecer em você, saiba que é o ego.
O ego tem necessidade de estar certo. Para o ego, estar errado é a morte. Para satisfazer sua necessidade de estar certo, o ego se comunica com outros egos através da discussão ou da validação.
Na discussão, o ego vê o seu ponto de vista sendo atacado, por isso ele reage e contra-ataca. É interessante perceber os recursos primitivos que ele utiliza, como aumentar o volume da voz, modificar a entonação da voz para torná-la mais dramática, fazer gestos ou posturas ameaçadoras, entre outros apelos emocionais.
na validação, o ego encontra pessoas com pontos de vista semelhantes aos seus, e assim se sente "entre amigos". Durante a validação, os egos "amigos" se inflam através do ataque às pessoas "que não conhecem a verdade", ou seja, que têm opiniões contrárias às suas. Mas perceba que esses "amigos" só são "amigos" do ego enquanto compartilham opiniões semelhantes. Quando mudam de assunto e as opiniões se tornam conflitantes, a discussão começa novamente.
Enquanto a humanidade continuar vivendo no estágio atual, que é o relacionamento entre egos, não haverá comunicação verdadeira. Enquanto houver necessidade de se defender e atacar, não haverá espaço para ouvir o outro, não haverá espaço para compaixão, que é reconhecer a si mesmo no outro.
Quando você descobre sua verdadeira natureza além desse ego frágil e carente, não há mais necessidade de se defender, não há mais necessidade de atacar, não há mais necessidade de estar certo. É claro que você pode expor seu ponto de vista com firmeza. Você pode continuar concordando ou discordando, normalmente. Mas você pode se libertar do vício de estar sempre certo, e você pode perder o medo de estar errado. Se você busca a verdade em si mesmo, então deve reconhecer que pode não estar certo todas as vezes. Para sua verdadeira natureza, estar certo ou errado não faz a menor diferença. Estar certo não vai torná-lo melhor do que ninguém, e estar errado não vai torná-lo menos digno.

Osho
imagem: google

8 comentários :

  1. Texto maravilhoso!Tive que chegar aos 40 anos para aprender que é exatamente isso...oh ego!!!!

    beijo

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Pois é...Sheila...e como lidar com alguém que sabe tudo e acha que está sempre certo? Bom, a primeira palavra que veio à mente foi: Paciência.

    Quem pensa saber tudo, é alguém inseguro que colocou uma capa arrogante para se proteger. Confrontá-lo só vai fortalecer sua proteção, até porque é isto que ele espera, uma luta; e mais pensa que será derrotado, por isso precisa de tantas certezas.Mas não existe certeza absoluta tudo é relativo...mudamos de pensamento de mimuto em minuto...
    A imagem de derrota é tudo que ela vê e quer evitar; é sua luta interna.(esta luta interna é responsável pela pressão alta)....toma-se remédio qdo deveria se concentizar de que estar certa ou errada é sobre determinado assunto...sómente...pois a pessoa sente-se aniquilada como um todo.... Portanto para se relacionar com alguém assim é preciso paciência e compaixão. Essas duas virtudes mostrarão que ele não precisa ter medo, que ninguém quer feri-lo, derrubá-lo. Talvez o silêncio fosse o melhor remédio, a escuta de suas certezas, para que ele se sinta seguro.Mas não é fácil...um semana linda pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Olha Noemi, eu acredito que nós somos formados por nosso EU e o nosso EGO. Quando estamos muito desconectados do nosso EU ficamos assim como você descreveu muito bem. O Ego que precisa de validação, o EGO que precisa mostrar ao mundo que tem razão...quando o EGO não tem razão ele morre, e este é o medo que move tudo. Quando nos conectamos com o nosso EU verdadeiro, com nossa essência essas necessidades do Ego perdem valor. Muitos de nós vivem mais conectadas com o EGO do que com nossa real essência...mas sempre acontece alguma coisa pelo caminho para nos fazer despertar. E muitas vezes, nos recusamos acordar, mesmo com várias rasteiras da vida...mas um dia chegremos lá.
    Beijos e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Sheila,
    Também concordo plenamente com as palavras sábias desse autor, pois é isso mesmo, quando alguém quer valer suas ideias, costuma elevar a voz e por vezes torna-se insuportável dialogar com uma pessoa assim.
    Todos os anos, uma amiga antiga, reune as mesmas amigas para um almoço em sua casa, mas tem uma que é justamente assim como descrito no texto, ou seja, ela fala, fala, muito alto por sinal, e sempre quer colocar o que ela acha ou pensa. Dessa última vez fiquei bastante irritada e já falei pra minha amiga que da próxima eu não vou mais, pois não aguento ouvir aquela mulher gritante. kkkkkk
    Ego puro, esta é verdade.
    um super beijo, carioca


    (Obrigada por consertar o link)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próxima vá com o coração aberto e compassivo... e quando se deparar com essa pessoa, saiba que não é ela que está querendo validação e sim o seu Ego. O eu verdadeiro dela está lá escondidinho, debaixo da máscara do ego. Assim, com esse olhar, até a convivência mais difícil fica mais leve e possível.
      beijo grande!

      Excluir
    2. Sheila, você está certíssima, pois comprovei isso na prática, quando estabelecemos um diálogo sincero, o seu coração faz uma ponte até o coração do outro e os egos não tem como interferir, pois a ponte não passa por ele é conexão de coração a coração, simples assim.

      Um agrande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pela sabedoria.
    Gratidão por compartilhar esse texto.
    Conheço muitas pessoas assim.
    Inclusive, até eu sou assim. Kkkkkkkk
    Mas eu quero mudar
    Eu vou mudar.
    Seu blog é maravilhoso.
    Tenho aprendido muitas coisas aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)