Pesquisar este blog

Tradutor

domingo, 17 de setembro de 2017

O Veneno das relações...


Excessos de críticas: o túmulo dos relacionamentos!



Ok.Ok.Ok. Algumas críticas são necessárias. Não dá para aturar tudo de boca fechada. Algumas críticas são importantes para o crescimento do parceiro e o bem-estar da relação. Por outro lado, algumas pessoas criticam excessivamente , quase que por vício. Precisam comentar qualquer gesto que o outro faça. Precisam jogar na cara as menores falhas do parceiro. Se qualquer detalhe sair do esquema que elas desejam, o tempo fecha. Caras feias são feitas. Escorpiões saem pela boca. Outros preferem criticar na forma de piadas bobas e sem graça que magoam do mesmo jeito ou até mais.

Corrigir um erro de Português, por exemplo, é benéfico. Por outro lado, tirar sarro quando o outro comete um erro é muito chato. Esculhambar a pessoa porque ela carece de alguma habilidade também é terrível. Fazer piadinhas para o parceiro sobre sua aparência é o túmulo do desejo. Ironizar falhas de memória, falta de coordenação motora, falta de conhecimentos em áreas que são importantes para nós, mas nem tanto para o outro, é entristecedor.  

E se as críticas e piadas forem feitas perto de outras pessoas, pior ainda. Além do desejo, morre a cumplicidade, a confiança.

É um horror ver homens e mulheres ironizando e criticando o jeito de ser dos parceiros sem papas na língua, sem demonstrarem o menor respeito ou empatia por seus defeitos, por suas dificuldades e limitações. Mais terrível ainda é ver que as mesmas pessoas que criticam sem o menor pudor, sem o menor constrangimento, que não filtram aquilo que elas vão falar, muitas vezes, são as mais sensíveis na hora de receberem uma crítica. Enfim, despejam no outro aquilo que elas não suportam que seja despejado nelas.

Conversar sobre problemas graves, incentivar o parceiro a crescer como ser humano são atitudes inteligentes, promovidas por pessoas que querem aprimorar a relação, aparando arestas e evitando que questões pequenas tomem proporções maiores por falta de um bom papo. Por outro, passar o dia criticando em nada ajuda. Muito pelo contrário. A pessoa vai criar uma resistência tão grande ao outro que quando ouvir uma crítica construtiva, que vale a pena ser ouvida, vai ignorar porque já está saturada, de saco cheio. Mesmo que o parceiro queira realmente ajudar, a pessoa excessivamente criticada já não consegue mais confiar no conselho do outro. Tudo vira um grande blá blá blá.

Sim, o excesso de críticas é o túmulo dos relacionamentos, mesmo quando as pessoas continuam juntas. Estar junto, vivendo debaixo do mesmo teto ou namorando há séculos, não é prova definitiva de harmonia e felicidade. Sim, tem muita gente que por variados motivos se sujeita a ser saco de pancada do parceiro.
E normalmente, quem critica demais, não está bem consigo mesmo. Olhar para o outro , apontando os seus defeitos a todo momento, é uma maneira de não olhar para si. De não encarar aquilo que incomoda em nós mesmos.

Texto de Silvia Marques
Fonte: O Segredo
imagem: google

----------------------------------------

Sem duvida a Crítica acaba com as relações, não só amarosas. 
É um saco estar perto de alguém que a qualquer momento te critica, te julga e te condena.
Mas existe um outro tipo de critica que o texto não citou, que acaba com as relações de uma forma silenciosa...que é a crítica mental. 
Se você critica seu parceiro(a) mentalmente, você cria uma atmosfera mental venenosa ao seu redor.
Somos energia, nosso pensamento é energia. Portanto, não precisamos falar nada para minar nossa relação. A pessoa sente vontade de se distanciar, e nem sabe porque. 
As mentes se comunicam sem que uma palavra seja dita.
Se a sua relação não está legal e você quer fazer algo para mudar essa situação, então comece por isso! Acabe com esse veneno.
Pare de criticar seu parceiro! 
Pare de ficar procurando defeitos e ficar se queixando.
Foque nas coisas bacanas que essa pessoa tem. 
O que te encanta no seu parceiro? Quais são as qualidades dele(a)? O que você admira?
Procure, lá no fundo do seu coração, o que fez você se apaixonar por esse homem ou por essa mulher!
Entenda que as pessoas não são perfeitas, temos que respeitar e entender isso; Elas são o que sabem ser.
Não dê mais foco para a Crítica, não deixe que ela cresça e transforme tudo ao seu redor em um deserto triste e árido. 

Sheila Costa do blog
Passarinhos no Telhado

3 comentários :

  1. Muito sensata essa postagem. A crítica mental para mim é a pior, porque ela vai se especializar em ver tudo de errado que o outro faz, e um belo dia, explodirá sem uma razão aparente. E concordo, quem tem tempo de criticar , tem tempo de se auto aperfeiçoar. Quem tá feliz consigo não foca no que é ruim, até porque, tudo que a gente foca, expande! Então que sejam as coisas boas, né?

    Beijos!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)