Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A verdadeira natureza do ser humano...


Na essência, todo ser humano possui natureza benigna.
Mesmo nas pessoas perversas, está latente o que chamamos de consciência. Um dia, a consciência desperta e se manifesta. Um exemplo disso é o caso do sr. Akito Shima (pseudônimo). Ele praticou muitos delitos, cometeu até um homicídio, e acabou sendo condenado à pena máxima. Esse homem, que parecia ser um criminoso irrecuperável, um dia se lembrou de que, quando era estudante, teve um professor que elogiou um trabalho seu, e resolveu escrever-lhe. A partir de então, ele passou a receber do seu antigo mestre aulas de poesia. Com isso, começaram a aflorar bons sentimentos e ele passou a escrever excelentes versos, conseguindo, tempos depois, publicar um livro de poesias.
Esse exemplo mostra que os bons sentimentos estão latentes em todas as pessoas e que essa é a verdadeira natureza do ser humano. Muitas vezes, essa bondade inata é chamada de natureza divina ou natureza búdica. Mas, embora a bondade seja inerente à natureza humana, às vezes as pessoas têm vontade de mentir, de vociferar, de infringir regras etc. Se, nessas ocasiões, a pessoa permitir que prevaleça o mau pensamento, acabará se acostumando a agir desse modo. Isso porque ela própria passa a se considerar uma “pessoa má” e, conforme a lei mental, manifesta-se o que a mente acredita”. 

Masaharu Taniguchi
Viver com Alegria, cap. 4

 

Um comentário :

  1. Interessante reflexão à luz da mente humana e sua capacidade de reagir e agir. Somos todos bons creio e no caminho alguns perdem este momento de reagir contra o que o desvia do caminho.
    Bela partilha amiga.
    Uma linda semana com paz e muita luz na mente.
    Bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)