Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Pessoas que se ofendem facilmente...



"A harmonia pode ser conseguida controlando as nossas reações emocionais, separando o Ego do Eu e, principalmente, evitando as reações negativas em atos ou palavras, mesmo quando nos sentimos magoados ou intimamente agredidos. Lembrem-se que o Eu não se ofende e não se magoa, quem se ofende é o Ego! A Paz Interior seria, portanto, uma conseqüência da conquista das duas primeiras qualidades e, então, a terceira, a Paz Interior, será o estado de verdadeira felicidade! A Paz Interior afasta os medos de nossa mente, aquieta as nossas reações emocionais e coloca em seu lugar uma sensação de confiança, estabelecendo uma conexão direta com o Ente Superior que nos guia pelo caminho da vida rumo à nossa meta pessoal."


André Lima - EFT
Fonte: STUM

Uma pessoa melindrosa é aquela que se ofende e se magoa com facilidade. Aborrece- se com tudo e com todos, sem que haja grandes motivos para isto. Guarda ressentimento por longo tempo, pois enxerga maldade em todas as atitudes que contrariam seu modo de pensar ou agir. É incapaz de compreender, aceitar e perdoar as faltas dos seus semelhantes. Uma pessoa melindrosa não busca esclarecer os pontos obscuros de uma determinada situação, preferindo julgar-se injustiçada e incompreendida.

Melindrar-se significa perder ótimas oportunidades de crescimento e aprendizado pois, aquele que se melindra, não consegue distinguir o certo do errado, o que é bom do que é ruim. Se alguém não lhe cumprimenta, seu primeiro impulso é julgar esta pessoa antipática ou mal educada, sendo incapaz de pensar que ela, assim agiu, talvez por vergonha ou timidez. Se alguém lhe dirige uma palavra mais áspera, entristece-se e revolta-se, mas, em momento algum, procura identificar os motivos que levaram esta pessoa a agir desta forma.

Quando nos sentimos ofendidos ou ficamos magoados facilmente, aqueles que nos rodeiam afastam-se de nós, pois nunca sabem o que dizer ou o que fazer para nos agradar. Sabem que uma palavra mal colocada pode nos trazer grandes aborrecimentos. Passamos a ser um problema na vida daqueles que convivem conosco diariamente. Tornamo-nos pessoas amargas e, consequentemente, solitárias.

Para encerrar, lembremo-nos de que a melhor forma de vencermos nossos melindres, bem como de evitar ficarmos ofendidos, é sempre buscar uma justificativa para o comportamento de nossos semelhantes. Assim nos orienta Lourival Lopes em Gotas de Esperança:

“Se alguém o vê e não o cumprimenta, pense: ele não me conheceu. Se o conhece: ele não me viu. Se o viu: ele está distraído. Se virou o rosto: ele está com problemas. Se o tratou secamente: ele está infeliz. Se o tratou formalmente: ele deve ter suas razões. Se o ofendeu: ele está doente. A todos, indistintamente, deseje: Deus lhe dê a paz”

Alexandre Ferreira 
Fonte: neapa


Acredito que uma coisa deve ficar bem clara na nossa mente...quem se ofende é o EGO.
Se estamos ofendido com alguém, saiba que não somos nós que estamos ofendido é sim nosso Ego frágil e carente e que adora encontrar um problema para sentir-se vivo!  Estamos distantes de nossa essência, do nosso verdadeiro EU. 
Em segundo lugar...quem dá a importância para aquilo que foi dito somos nós! E só nós temos temos o poder de tirar essa importância!  Se pensarmos que é apenas a opinião de uma pessoa, de um ser humano que tem seus problemas como todo mundo, que tem seus defeitos, suas carências e suas dificuldades enfim... Se nós tirarmos a "importância"  tudo fica mais fácil.

Então vamos serenar...voltar o nosso olhar para o nosso Eu, reverenciar o maravilhoso filho de Deus que somos...e deixar todo o resto pra lá...
Deixe que a correnteza da vida leve... E não deixe (mágoa= má água) água parada em sua vida. 

Paz e Luz...
Sheila Costa 
do blog Passarinhos no Telhado


3 comentários :

  1. É bom refletirmos e ver onde tudo se encaixa... Tentei não me enxergar neste seu post mas me vi totalmente incluída nele... Vou me rever agora!
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Textos sempre ótimos e tocantes. É difícil não entrar na onda do ego e também é difícil admitir o "melindre", o "ter razão"...tenho muito que me vigiar e aprender.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  3. O seu blog é o melhor! Sempre encontro aqui o que estou procurando. E no momento, procuro me tornar uma pessoa melhor. Obrigada!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)