Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Por que os problemas se repetem na minha vida?


Observe como problemas semelhantes tendem a se repetir ao longo das nossas vidas. Conheço uma pessoa que já abriu várias firmas. Em todas se repetiu a mesma história: inconstância financeira, muitas dívidas com os fornecedores e falência. Nas primeiras firmas que ele abriu culpou os sócios pelo insucesso. Ele dizia que trazia grandes negócios e fazia sua parte mas os sócios eram incompetentes. Só que na última firma que ele abriu  não teve sócio. O resultado foi o mesmo: dívidas. Agora é possível que ele diga que isso aconteceu porque ele não teve um sócio. Logo ele deve abrir outra firma em nome de outra pessoa, e é provável que aconteça a mesma coisa.

Tem a mãe de um amigo meu que desde que eu tenho 10 anos de idade eu ouço dizer que ela vive pendurada em empréstimos bancários. Já estou com quase 35 anos e a situação dela ainda é a mesma. Conheço uma mulher que é sempre abandonada pelos namorados. Tem outra que nem chega a namorar pois quando está iniciando algum relacionamento  o rapaz simplesmente desaparece, não liga mais, não atende ligações e fim de papo. Ela diz que acha que faz tudo certo e não consegue entender porque isso ocorre.

Uma amiga minha está sempre em conflito com vizinhos. Ela se muda de prédio e tem conflito no novo prédio, se muda de novo e o mesmo se repete. Ela sempre acha que a culpa é das pessoas que arranjam muita confusão.  
                
Tem uma outra que vive sendo explorada por todo mundo. Ela vive se queixando dizendo que isso acontece porque as pessoas são invasivas, entronas, sacanas, caras de pau, desonestas. Na visão dela,  boa parte das pessoas são assim.
                
Um colega é sempre traído pelas namoradas que arranja. Ele diz que isso acontece porque não tem mais mulher que preste.
                 
Tem mulheres que sempre se envolvem com homens que bebem muito. De repente a mulher acaba um relacionamento, começam um novo com um homem que bebe pouco, só que ele passa a beber muito ao longo do tempo.
                
Recentemente recebi este email de uma leitora:

“Boa noite, André
Gostaria de saber se você pode me esclarecer e também me ajudar a resolver esse  caso. Bem começa assim, em todos os lugares que começo a trabalhar os 3 primeiros meses são maravilhosos, faço tudo certinho e todas as pessoas gostam de mim e  os chefes gostam do meu trabalho. Depois desse tempo sempre aparece uma pessoa e envenena  tudo que construí:  amigos chefes. Aí tudo desanda, e acabo sendo despedida. As pessoas começam a me olhar de  lado  o meu trabalho não anda, parece que tudo que faço não presta e ninguém gosta, começam as conversinhas pelas minhas costas, fofocas e  disse-me- disse. Agora mesmo estou saindo de uma empresa que gosto muito de trabalhar porque a minha coordenadora não me quer mais na equipe, como não tem outra posição fui demitida. Estou muito triste e frustrada, não sei como resolver isso. Será que você pode me ajudar? Pelo amor de Deus. Não sei o que fazer.”

Ao passarmos por essas situações, nossa tendência é sempre buscar culpados no exterior: as pessoas são injustas, os homens não prestam, as mulheres são safadas, é azar, é macumba, todo mundo é encrenqueiro, as pessoas são desonestas e etc...

Coincidentemente eu estava atendendo uma mulher com um problema bem semelhante ao da moça que me escreveu o email. Ela também não entendia porque aquilo se repetia em sua vida, parecia azar. Um caso como esse normalmente tem como pano de fundo vários eventos que a pessoa viveu de injustiça, rejeição e outros sentimentos que muitas vezes  vem lá da infância.

Como é que eu sei disso? É que a experiência em consultório mostra que um sentimento intenso no presente é a repetição de algo de um passado mais distante. E quando começo a investigar a vida da pessoa, normalmente encontro vários eventos que tiveram sentimentos parecidos. Esses eventos podem ou não ser semelhantes entre si, mas em comum eles tem emoções  que são sempre bem parecidas.

O que acontece é que os sentimentos negativos ficam guardados dentro de nós e de forma inconsciente vamos procurar alimentá-los. A própria emoção negativa toma conta das nossas ações e nos faz tomar atitudes (ou deixar de tomar) para que entremos em situações que vão gerar mais ainda do sentimento negativo. É extremamente sabotador. Você segue permitindo uma coisa aqui, vai deixando de ver outra ali, vai se comportando de uma forma que você não sabe que leva a problemas, e quando menos espera, está criada a repetição de uma situação.

Cada sentimento guardado vai buscar se alimentar através de você criando mais situações que geram mais do mesmo sentimento. Esse processo se dá de duas formas. Você inconscientemente fala, age e pensa e chega  a distorcer e interpretar fatos de modo a criar a situação negativa, e o universo pela lei da atração ajuda a criar os cenários  atraindo comportamento negativos das pessoas e situações propícias. 

Ou seja, a raiva guardada atrai mais situações de raiva, o sentimento de escassez interior atrai dificuldades financeiras, o sentimento de injustiça atrai mais situações de injustiça.

Cada vez que um determinado tipo de problema está se repetindo, é um sinal muito forte de que existem sentimentos negativos, crenças e pensamento que você vem guardando há tempos que estão levando você a criar aquilo tudo inconscientemente. 

Por mais que pareça ser culpa dos outros ou azar, a razão está sempre no seu interior. Você pode se perguntar:  Que tipo de problema está se repetindo em minha vida? Que sentimentos guardados, quais situações mal resolvidas do passado podem estar contribuindo para a repetição desses problemas?

André Lima - EFT
imagem: google

7 comentários :

  1. Voce mostrou o problema e a solução? como acabar com essa repetição??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Á proposta de André Lima, é identificar a "crença" que está por trás das repetições, que estão atraindo a mesma situação. Quais são os sentimentos que estão por trás dos fatos. Por exemplo...atraio situação de traição pra minha vida. Se atraio situações de traição...é porque acredito que as pessoas não são confiáveis... e a vida me coloca diante de situações de traição, apenas para validar essa crença, e dizer que estou certo. André lima propõe aplicar a EFT nesses sentimentos relacionados a "crença de que ninguém é confiável". Aqui no blog, lá nas gavetinhas tem a explicação do que é EFT e como aplica-la. Saiba que essa é apenas 1 técnica entre várias...! bjs

      Excluir
  2. Incrível!!! Me parece bem difícil de tratar. Só com ajuda terapêutica mesmo, pois sozinha me parece quase impossível...
    Muito esclarecedor esta postagem!
    Obrigada linda Sheila!!!
    Bjs com carinho, Lelê

    ResponderExcluir
  3. Olá Scheila, como faço para lhe enviar um e-mail. Preciso de uma ajuda. Acompanho seu site diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel! no menu superior, na aba perfil/contato..tem meu email direitinho! bjs

      Excluir
  4. Porque não aprendeu o que tem que aprender com os problemas anteriores...e vai continuar a repetir até aprender.......
    Abraços

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)