Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sabedoria Retrospectiva...


Depois de brigar, resmungar e ser desagradável com o outro, é tarde demais para ser sábio e perceber que não havia sentido no que você fez. Agora isso de nada vale, pois você já fez o mal. Essa sabedoria é apenas uma falsa sabedoria, que leva você a sentir “como se” tivesse entendido. Esse é um truque do ego, mas essa sabedoria não irá ajudar. Quando você estiver fazendo...o algo, naquele exato momento, simultaneamente, a consciência deveria surgir e você deveria perceber: o que você está fazendo é inútil.

Se você puder perceber isso quando tiver acontecendo, você não poderá fazê-lo. Nunca podemos ir contra a própria consciência, e, se formos contra ela, essa consciência não é consciência. Algo mais está sendo confundido com ela. 

Assim, lembre-se: o outro nunca é responsável por coisa alguma. O problema é algo que esta fervendo dentro de você. E, é claro, a pessoa que você ama está mais perto; você não pode jogar seus disparates sobre algum estranho que esteja passando pela rua; assim, a pessoa mais próxima se torna o lugar onde você atira e despeja seus disparates. Mas isso precisa ser evitado, pois o amor é muito frágil. Se você fizer isso demais, se o fizer em excesso, o amor poderá desaparecer. 

O outro nunca é responsável. Tente tornar esse entendimento um estado de consciência tão permanente que, sempre que você começar a encontrar algo errado no outro, você se lembre dele. Pegue-se em flagrante, abandone isso naquele mesmo instante e peça desculpas. 

Osho
em 365 meditações diárias, pag 11


6 comentários :

  1. Olá Sheila
    Belos conselhos, sempre digo que falar é fácil, mas viver aquilo que se torna um pouco difícil, as pessoas se escondem atras de uma mascara e escondem do que verdadeiramente é. O perdão é para os fortes de interior. Não gosto de deixar o outro mal e mesmo não sendo um dia bom para mim, nunca desconto em alguém e principalmente na família. Conversando sobre como estou me sentindo me faz bem. Um belo dia. beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Sheila, leio seus posts todo dia pois são belas e construtivas mensagens, ainda que algumas delas sejam difíceis de se colocar em prática.
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta lição, Sheila! Difícil, mas possível de se praticar. Vou começar hoje mesmo!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  4. Sheila
    Bom dia
    A cada momento...novo conhecimento...nossa evolução está cada vez melhor...e o Universo agradece.
    Bjs ao Colibri e família.
    Com carinho,
    Vera Luísa

    ResponderExcluir
  5. Em geral, no outro vemos o nosso reflexo de nossas "bestialidades". Bom senso. Equilíbrio antes para não se arrepender depois.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)