Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O que Buda faria se“estourasse"o limite do cartão de crédito?


Tendo conquistado todas as terras de um lado do mar, os reis queriam ocupar também o outro lado. Assim somo os rios nunca enchem o oceano, os prazeres nunca satisfazem as pessoas. Buddhacharita 11.12

Depois de conquistar todo o mundo conhecido, Alexandre, o Grande, lamentou não haver mais territórios para anexar. Mas não viveu para governar nem os que já possuía. É uma loucura, mas nós todos somos como o conquistador macedônio. Nunca estamos satisfeitos. Os ambiciosos não conseguem desfrutar o que possuem; vivem ocupados em obter mais. Os preguiçosos se contentam com o que têm, mas é claro que gostariam de acumular mais para o caso de vir a perder oque possuem.

O Budismo ensina que não estaremos satisfeitos enquanto não deixarmos de pensar em posses. Precisamos acabar com a ilusão de que o nosso eu individual pode ser feliz apartado do mundo infinito que o rodeia.
É o mesmo que imaginar que somos o oceano, sempre a sorver a água de todos os rios do mundo, mas sem nunca transbordar.Só quando percebermos que nós somos toda a biosfera é que seremos felizes. Somos o oceano sedento, mas também os doces rios.

Franz Metcalf
No livro - O que Buda Faria - pg66



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)