Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aquiete-se, ouça seu silêncio, não dê ouvidos ao ego...


O ego é um “bichinho”, fruto de um condicionamento mental, que faz de tudo para dominar nossas escolhas, para nos fazer acreditar que somos tudo o que ele, carente, pequeno, voraz, é. A razão pela qual não conseguimos nos centrar, não conseguimos nos perceber, ouvir nosso silêncio é que permanentemente damos ouvidos ao ego que produz ruídos incessantemente. Tendemos a acreditar piamente em tudo o que ele diz.

Ele se projeta nos acontecimentos, nas pessoas, nos objetos, no consumo, nos relacionamentos, na tentativa de nos fazer acreditar que sem “isso”, “aquilo”, “aquele” ou “aquela”, simplesmente não sobreviveremos, que precisamos de algo fora de nós para encontrarmos felicidade. Já notou como algumas pessoas se irritam quando ouvem coisas do tipo “a felicidade está dentro de você”? Repare como a fisionomia de muita gente muda para pior quando pensam que a viagem é para dentro, não para fora.

Nos permitimos “marionetar” até que despertamos. Nem sempre é um despertar imediato, aliás, quase nunca é, mas, um processo que começa com uma percepção, um simples insight que evolui para algo mais abrangente até chegar ao ponto de se tornar consciência. Agora você enxerga. Consciência de que você não é seu ego, consciência que desfaz condicionamentos, produz sabedoria para percebe-lo, mas não segui-lo, saber que ele está ali, resista e ele “fugirá de vós”.

Você está buscando respostas em todos os cantos do coração, vasculhando sua mente, pensando desenfreadamente como resolverá os “pepinos” dessa semana. Pare com isso. Não busque. Se aquiete. Respire. Pare de se angustiar. Seu ego precisa dos embates, ele se excita com a contradição, se afirma com as lutas, se alimenta desse vasculhar inquietante que não leva a nenhum lugar. 

É por isso que o aquietar-se é tão poderoso. É um jeito de não dar bola para os ruídos mentais, desintoxicar os sentidos, parar e perceber que as respostas que você tanto quer, sejam relativas ao assunto que for, existem, estão prontas. Você já sabe, mas não consegue perceber porque está entregue a esse maremoto de pensamentos, de pseudo soluções, de labirintos, armadilhas incessantes que brotam da sua angustia. Pare e ouvirá. Retome a confiança e perceberá. Descanse. Sim, descanse e simplesmente saberá por onde ir. O caminho sempre começa pelo lado de dentro.

Você não precisa de uma relação conflituosa, um trabalho que lhe suga, uma vida desnecessariamente difícil, desgastante, triste, amedrontada, ameaçada. Você precisa de paz e a paz já é e mora dentro de você.

Ela, a paz, não está fora, mas dentro. Aquiete-se, pare, ouça seu silêncio, não dê ouvidos ao ego, seja quem observa, mas não adere. Não dê grandes saltos, não faça grandes escolhas, não promova intensas reviravoltas enquanto o seu coração estiver angustiado, enquanto seu olhar estiver turvo. Não espere que tudo se resolva antes de pacificar-se. Primeiro se aquiete, durma no barco enquanto o mar se revolta. Durma, pacifique-se, acalme-se e não dê atenção aos rugidos de fora. As ondas se acalmarão, o mar irá se aquietar.

Comece por você. Isso é tudo o que precisa agora para que, pacificado, saiba pra onde ir. E depois, seguir adiante.

Flávio Siqueira


Um comentário :

  1. eu amei, simplesmente perfeito! Tudo que eu precisava pra hoje!
    http://brunildaderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)