Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que Buda faria para mudar os outros?


Não examines as limitações alheias. Examina o que fazer para mudar as tuas.
Ensinamentos de Dakini 


Uma frase tão breve e tão verdadeira, uma luz de sabedoria. Pelo menos a mim ela ilumina, sem dúvida. Ninguém chega a lugar algum tentando mudar os outros; mesmo assim, é o que acabamos fazendo o tempo todo. Essa é a desculpa que encontramos para não mudar a nós mesmos. E é por isso que as limitações que mais nos irritam nos outros são justamente as que encontramos em nós.
Durante as aulas que dou na faculdade, sou obrigado a examinar as limitações dos alunos. Ao fazer isso, tento ensinar cada um deles a fazer o mesmo por si próprio. Quando erro com eles (às vezes, literalmente), eu erro comigo. Olhando rapidamente para as suas limitações, eu me enxergo profundamente. Mesmo quando temos de prestar atenção nas limitações alheias, aprendemos mais examinando a nós mesmos. Mudar não é apenas a melhor maneira de nos ajudarmos; é a melhor maneira de ajudar os outros.

Franz Metcalf
No livro - O que Buda Faria - pg28
imagemdaqui

4 comentários :

  1. Querida Sheila,

    como sempre nos trazendo sempre coisas novas, interessantes e enriquecendo o nosso espírito.
    Grande beijo,

    Nilza

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Sheila. E, grande verdade.Ilusão querer mudar o outro...importante é mudar primeiramente o nosso eu...mas isso não é nada fácil. Porque as mudanças são lentas e paciência é a chave. Beijos no teu coração.

    ResponderExcluir
  3. Sei que a reação natural do ser humano é criticar os defeitos do outro, sem perceber que ali estão os seus próprios defeitos. Eu ajo da seguinte forma: Faço uma retrospectiva do meu dia antes de dormir e observo qual foi meu comportamento com as pessoas naquele dia, assim evito cometer o mesmo erro, mas nem sempre consigo, pois não errar é muito difícil, mas tentar é válido e não impossível.
    Gosto muito de ler suas postagens contêm ótimos ensinamentos.
    Abraços,
    Léah

    ResponderExcluir
  4. oh tarefa díficil, kkkk
    mas ... precisamos faze-la
    beiju
    Cintia

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)