Tradutor

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O poder das palavras...

A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.

1) Cuidado com a palavra “NÃO”. A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir, NÃO PENSE NA COR VERMELHA... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou. 
Procure falar no positivo, diga o que você quer e não o que você não quer, por exemplo, uma pessoa diz a outra, "Não mexa no meu computador", ele deveria dizer algo como... "No meu computador só quem mexe sou eu", ou "Você está proibido de mexer em meu computador".

2) Cuidado com a palavra “MAS”, que nega tudo que vem antes. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...". Substitua o MAS por E, quando indicado.

3) Cuidado com a palavra “TENTAR”, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, faça!

4) Cuidado com “NÃO POSSO” ou “NÃO CONSIGO”, que dão ideia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.

5) Cuidado com as palavras “DEVO”, “TENHO QUE” ou “PRECISO”, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."

7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".

8) Substitua o “SE” por “QUANDO”. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".

9) Substitua “ESPERO” por “SEI”. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10) Substitua o “CONDICIONAL” pelo “PRESENTE”. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto. 

Falar corretamente é muito importante. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria, o conhecimento e a capacidade de comunicação. Precisamos ter em mente que aprender a falar corretamente, positivamente, claramente, sem gírias ou palavrões é um caminho para o controle de nossas faculdades, utilizando assim, um pouco daquela capacidade que desprezamos ao utilizarmos um décimo de nosso Poder divino..

Texto de Solange ViaSol
Fonte: STUM

11 comentários :

  1. Olá querida, muito obrigado pelas dicas, elas são muito úteis. Um abraço pra você :-)

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso. Devemos mesmo cuidar a maneira de expressar as palavras. Faz toda a difeença!
    Seu cantinho é maravilhoso!
    Beijos,
    Lu!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!! Ótimas dicas, vou colocar em prática!

    Lindo demais o teu blog, amei! *-*

    beijos,
    BlueOwl

    ResponderExcluir
  4. Parece que vc adivinha, Sheila! Tenho tentado me educar nas palavras. Obrigada pela texto, passarinha! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei seu texto muito verdadeiro...
    Às vezes esquecemos o qto as palavras tem poder...
    Adorei!!!
    Gostaria de saber se posso publicar em meu blog, te darei os devidos créditos...
    Obrigada!
    Aguardo seu retorno...
    universofeminino-edna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei ! Estou empenhada nessa meta, e tenho conseguido coisas incríveis ! Como dizia a Cecília Meireles "Ai palavras...que grande potência a vossa ..."!Mas é sempre bom ser lembrada e a sua listinha já está carinhosamente copiada.Obrigada ! Bjs carinhosos, Liz

    ResponderExcluir
  7. Adorei passarinha!!!
    Gostei tanto que levei para o Blog Luz!!!

    Beijinhos Iluminados!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu post,realmente as palavras são poderosas.
    Temos que tomar cuidado ate com o que profetizamos pois quando emitimos forças nas palavras nossos desejos se realizam..Nossas vidas se tornam consequência de nossas palavras....
    Vamos dizer coisas boas então...........

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...