Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A importância de um comportamento racional...


Por muitas vezes nos vemos em situações em que sabemos, somente na teoria, a maneira correta de agir. Mas no final das contas, acabamos por agir de modo a deixar nosso ego na situação menos desconfortável possível. Isso se deve aos inúmeros processos emocionais que temos, e por conta deles, criamos mecanismos de defesa para não entrarmos em contato com a realidade. Acabamos tomando atitudes em virtude de um “falso bem-estar”. É realmente algo para nos fazer pensar, pois tomamos tantas atitudes erradas, como julgar o outro, achar que as coisas só acontecem com os outros, achar normal ficar irritado, com raiva; e não percebemos o quanto ainda somos imaturos. Imaturos, por exemplo, por sentir ciúme, saudades, e todas essas coisas que consideramos absolutamente normais, mesmo que estas nos prejudiquem. 

O mais sensato é trabalhar para ser racional, para aprender a ter e a lidar com bons sentimentos, pois as emoções nos fazem agir em benefício próprio e a curto prazo, porque depois, o problema continua, e nós acabamos somente por protelar uma solução sensata, para não entrar em contato com a realidade.

Um fator contribuinte para essa condição em que se encontra a maioria da sociedade são os ensinamentos passados de forma equivocada. Nós aprendemos que ser racional é o mesmo que ser uma pessoa fria, sem sentimentos. Aprendemos que a “voz do coração” deve falar mais alto. Ou seja, você está com alguém que não traz nada de bom para relação, que não conversa, não faz trocas, mas o emocional fala mais alto e você continua com essa pessoa, mesmo sabendo que não é a melhor escolha.

E você mantém tudo isso só para não ter que fazer um grande movimento interno, uma grande mudança em sua vida, já que mudar requer muito trabalho, requer encarar a realidade, e muitas vezes, uma realidade que dói. E quem quer sentir isso? Quem quer ter todo esse trabalho?

Aprender a agir de forma racional com certeza é muito compensador, pois você pode dizer o que pensa, pode tomar as melhores decisões para sua vida sem sentir culpa, sem nenhuma carga, e isso tornaria as relações entre as pessoas muito mais leves. Todos cometeriam menos erros. Por isso, o esclarecimento é a melhor forma de ajudar as pessoas, pois por mais que leve tempo, se aos poucos as pessoas se conscientizarem da importância de um comportamento racional, com certeza construiremos um mundo muito melhor.

Artigo escrito por Priscylla Cabral, 
com base nos conhecimentos adquiridos no CEC – Centro de Estudos da Consciência.
imagem google


Acredito que o segredo é a "medida certa"  ;)


5 comentários :

  1. RACIONALIDADE e emoção, na medida certa e sempre.
    AMEI amiga.

    PS: Atividade e descanso, um pouco de cada pra vc viu.
    Bjo e massagem na barriga com óleo de amêndoas, aroma de erva doce e canto de passarinho \o/

    ResponderExcluir
  2. Vero! Mas eu acho que quando sentimos coisas consideradas negativas - saudade, raiva, tristeza- precisamos saber de onde elas vem, porque as sentimos, entender estes sentimentos, ao invés de negá-los. Dou vazão ao que sinto, principalmente em meus poemas. É claro que não saio por aí 'socando' as pessoas quando me irrito, mas eu me deixo sentir a raiva, ou seja lá que sentimento for, até que ele passe, e eu possa estudá-lo. Muitas vezes descubro que ele surgiu não exatamente da pessoa que o provocou em mim, mas de algo que ela, inadvertidamente, tocou dentro de mim e que eu não sabia que estava lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana!
      Concordo com o que você disse, e segundo o que entendi do texto, é bem isso o que ele quis dizer.
      Não é negar as emoções e sim tentar entendê-las.
      É a chamada "inteligência emocional".
      Quanta coisa seria evitada se raciocinássemos mais e nos deixássemos levar menos pelas emoções né?!
      Todo dia no noticiário nos deparamos com tantos crimes envolvendo pessoas que se deixaram levar pelas emoções e que não tiveram um pingo de raciocínio na situação.
      Acho que usar a "medida certa" das coisas é o grande segredo de tudo.
      beijão!

      Excluir
  3. Bom dia Sheila
    tudo bem pronta para recomeçar mais um ano
    muito esclarecedor este texto para o nosso dia/dia como esta escrito a teoria ....
    como ela é mais fácil em nossas vidas
    forte abraço
    elisa

    ResponderExcluir
  4. Sheilinha,
    Equilibrio né,
    Muita sabedoria nesse texto.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)