Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Poder da Validação

Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes, nem colegas de trabalho. Afinal, ninguém é de ferro, eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada artigo que escrevo e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam.

Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco...menos inseguros.

Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro.

Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. 

Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor. Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente.

Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição.

Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim". Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Amo você!". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.

Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a própria insegurança que não temos tempo para sair validando os outros.

ESTAMOS TÃO PREOCUPADOS EM MOSTRAR QUE SOMOS O "MÁXIMO" que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o "MÁXIMO" são ELES.

Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o "ter" e não o "ser". Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou dominar os outros em busca de poder. Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são e não pelo que gostaríamos que fossem. 

Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.

Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão polegar para cima, um "valeu cara, valeu".

por Stephen Kanitz
Imagem Google Ava Gardner


------------------------------------------------------------

Gostei deste texto, apena no sentido de sermos mais gentis uns com os outros... ressaltando aquilo que achamos bacana, sendo verdadeiros. Acredito que a validação nos ajuda a ver coisas que nem víamos até então e a acreditar mais em nós mesmos.
Mas, por outro lado, acho triste você ter uma opinião, ou se achar bonito, ou qualquer outra coisa apenas porque os outros validaram. Acho que elogio é legal, mas não precisamos "depender dele" para nos sentir seguros. Segurança depende de nós sim! 
Quando nos amamos e nos aprovamos, se um elogio vem é muito bom...mas se não vem...tudo bem também. :)
Bom, essa é apenas a minha humilde opinião!
Beijos reflexivos...

5 comentários :

  1. Não podemos deixar que a insegurança venha sobre si, pois a insegurança deixa a pessoa sem chão, a pessoa fica agitada, e isso não é bom. Sheila lá no meu outro blog que faz parte da Estrela da Manhã a Lucimar Virtual tem post novo se você quiser dá uma passadinha lá pra conferir é só clicar no link abaixo, fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarvirtual.blogspot.com.br/2012/12/eliana-zagui-vitoriosa.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Para que tudo se torne melhor,que o ser seja realmente ser devemos todos os dias acreditar em nós mesmos,trabalhar com nosso eu e sermos carinhosos,amáveis com todos os seres,humanos e não humanos.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o segundo texto desse autor que gosto demais (do texto).
    Apesar do nome estrangeiro é brasileiro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)