Pesquisar este blog

Tradutor

domingo, 5 de agosto de 2012

Letra R de Osho



Raiva

A raiva é apenas um vômito mental.


Rebeldia

Uma pessoa inteligente é rebelde. A inteligência é rebeldia. Uma pessoa inteligente decide por sua própria conta se irá dizer não ou sim. Não pode seguir as tradições, não pode continuar venerando o passado. Não há nada a venerar no passado. Uma pessoa inteligente deseja criar um futuro, deseja viver no presente. Sua vida no presente é sua forma de criar o futuro. Uma pessoa inteligente não se prende ao passado morto, não carrega cadáveres. Não importam quão belos eles sejam quão preciosos sejam ela não carrega cadáveres. Para ela, o passado terminou, ele se foi para sempre. Esse é o grande segredo da iluminação: ela acontece em estado de relaxamento, em um profundo estado de repouso.


Recordar

E então você se esforça para lembrar, e quanto maior o esforço, mais difícil se torna, porque sempre que tenta fazer algo com muito esforço você fica tenso, se fecha.



Relaxamento

“Relaxe! Você não precisa lutar pelas coisas, elas se resolverão sozinhas.”

Repressão

Repressão significa viver uma vida que não é o seu destino. Repressão é fazer coisas que você nunca quis fazer. Repressão é ser uma pessoa que você não é. É uma forma de se autodestruir. Repressão é suicídio, um suicídio lento, é claro, mas certamente um lento envenenamento. Expressão é a vida, repressão é suicídio. Não viva uma vida reprimida, do contrário você não viverá, viva uma vida de expressão, criatividade, alegria. Viva da forma como a existência desejou que você vivesse: da forma natural. Ouça seus instintos, ouça seu corpo, seu coração, sua inteligência. Dependa apenas de si mesmo, vá aonde quer que sua espontaneidade o leve, assim você nunca estará perdido. E, seguindo espontaneamente sua vida natural, um dia você acabará chegando às portas do divino.


Respirar

Quando a respiração é perfeita, todos o resto se equilibra. A respiração é a vida. Mas as pessoas ignoram esse fato, não se preocupam nem um pouco com isso, não prestam atenção. Ainda assim, qualquer mudança que vier a ocorrer será através de mudanças em sua respiração.


Responsabilidade

Responsabilidade significa ser capaz de responder. Não é um dever. Veja o significado da raiz dessa palavra: significa “estar pronto para responder”. O amor é uma resposta. Quando o outro chama, você está pronto. Quando você é convidado, penetra no outro. Quando o outro não está convidando, você não interfere, não invade. Quando o outro canta, você canta em resposta. Quando o outro lhe dá a mão, você a toma com uma resposta profunda. Responsabilidade significa a abertura e a capacidade de responder.


Retiro

A pessoa solitária está em um espaço negativo. Está se sentindo sozinha, desejando um outro. Ela se encontra muito triste por não saber como celebrar sua existência. Tudo que ela sabe é ter um relacionamento, então sempre que está em um relacionamento ela se sente feliz. Sempre que está com alguém pode se esquecer de si mesma. Estar com alguém funciona como o álcool, como uma própria existência no outro. E o outro, por sua vez, faz o mesmo. É isso que as pessoas chamam de relacionamento, cada um usa o outro como uma forma de evitar a si mesmo. O retiro é completamente positivo. Não é a experiência de que o outro está ausente, mas a experiência de que “Eu estou presente”.

Riqueza

Sinto-me completamente satisfeito com o melhor, não peço mais que isso.

Osho de A a Z

2 comentários :

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)