Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 31 de julho de 2012

Letra O de Osho


Observar

O verdadeiro silêncio surge quando você começa a observar o ruído em sua mente.

Obediência

Tudo que é trazido de novo à existência é ocasionado pelos que desobedecem.

Obsessão

Sua vida passa a ser unidimensional. Isso é obsessão. A vida precisa ser pluridimensional. Nada deveria tomar conta de toda a sua vida. Cada coisa tem seu próprio lugar: a vida deveria ser como uma orquestra.


Ocultismo

O ocultismo é para os tolos. Deus não está oculto. Deus se manifesta em toda parte: cantando nos pássaros, florescendo nas flores. Ele é o verde das árvores, o vermelho das rosas. Ele é a respiração em você. Ele está falando através de mim e ouvido através de você nesse exato momento. Mas você não quer ver o óbvio. No que diz respeito a Deus, nada está escondido.

Abra seus olhos, você verá que ele está à sua frente. Fique em silêncio e você ouvirá a voz calma e tranqüila dentro de si mesmo. Por que apelar para o ocultismo a fim de explorar seu espaço interior? O ocultismo não tem o menor sentido, e não tem fim, pois é pura invenção. É ficção religiosa. Assim como há ficção científica, há o ocultismo, que é ficção religiosa.


Ocupações

Há milhares de coisas idiotas em sua volta com as quais você pode gastar seu tempo.



Oração

O que há para se dizer ao todo? O todo já sabe de tudo. Antes que possamos saber de algo, o todo sabe disso. É estúpido continuar a dizer coisas para Deus. É sem sentido. Basta sentar-se em silêncio. No que diz respeito ao todo, a linguagem não possui sentido e precisa ser deixada de lado – sua mente, seu conhecimento, suas escrituras, sua religião, sua igreja -, porque tudo isso pertence ao mundo da linguagem.

Orgasmo

O orgasmo sexual é a mais baixa, porém a mais fundamental experiência de meditação.

Otimismo

Analise a situação. O pessimista está permanentemente observando o lado ruim das coisas e sempre nega o lado bom. Ele aceita apenas metade da verdade. O otimista está permanentemente negando o lado ruim das coisas e aceita apenas o lado bom. Também vê apenas metade da verdade. Nenhum dos dois aceita toda a verdade, porque toda a verdade é, simultaneamente, verão e inverno, Deus e diabo, escuridão e luz, o bem e o mal, a vida e a morte.

Toda verdade é sempre as duas coisas. E ambos estão fazendo o mesmo exercício, que é negar uma das metades e aceitar a outra. A outra metade continua sendo tão “metade” quanto a primeira, não há diferença. Se o pessimista está errado, o otimista também está. Nenhum deles está pronto para aceitar a verdade como ela de fato é. Eles escolhem. Não veja as coisas através do filtro da esperança, não veja as coisas com filtro da frustração. Não seja positivo nem negativo: essa é a mais alta consciência possível.

Osho de A a Z


3 comentários :

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)