Pesquisar este blog

Tradutor

sábado, 28 de julho de 2012

Letra M de Osho



Mantras

O verdadeiro silêncio é muito vivo, pulsante. O verdadeiro silêncio é positivo, possui energia dentro de si, é inteligente, perceptivo, cheio de vida e animação.

Maturidade

Quando digo maturidade, estou falando de integridade interior. E essa integridade interior só surge quando você pára de responsabilizar os outros, quando pára de dizer que o outro é responsável pelo seu sofrimento, quando começa a perceber que é você o responsável por seu próprio sofrimento. Esse é o primeiro passo em direção à maturidade: “Eu sou o responsável.

Seja o que for que esteja acontecendo, está partindo de mim.” Você se sente infeliz. É responsabilidade sua? Você irá se sentir muito desconfortável, mas se puder manter esse sentimento, mais cedo ou mais tarde você será capaz de fazer muitas coisas. Isso é o que a teoria do carma diz. Você é responsável. Não diga que a sociedade é responsável, não diga que seus pais são responsáveis, não diga que as condições econômicas são responsáveis, não jogue a responsabilidade em ninguém você é responsável.



Meditação

No Oriente, meditação possui um significado completamente diferente, exatamente oposto àquele no Ocidente. No oriente significa a ausência de objetos na mente, a mente sem conteúdo. Não é meditar sobre alguma coisa, mas deixar tudo de lado – neti, neti, nem uma coisa nem uma coisa nem outra. Meditação é esvaziar a si mesmo de todo o conteúdo. Quando não há pensamentos se movendo dentro de você, há uma quietude – essa quietude é meditação. Nem mesmo uma ondulação surge no logo de sua consciência: esse lago silencioso, completamente parado, é meditação.

E essa meditação você irá conhecer o que é a verdade, o que é o amor, o que é o divino. Não é meditando sobre Deus... Entenda: como você pode meditar sobre Deus? Você nada sabe sobre Deus. Toda a sua meditação será apenas imaginação, um exercício de imaginação. Você não sabe o que é a verdade – sobre o que então você irá meditar? Sobre uma idéia que lhe foi transmitida por outros, alguma crença, um conceito? Isso não irá lhe ajudar.

Primeiro torne-se meditação. Então, em meditação, a verdade, o divino, o amor e tudo aquilo que é transcendental serão revelados para você. Meditação é apenas estar, sem fazer nada – nenhuma ação. Porque a felicidade é aquilo de que você é feito. É seu próprio ser, seu núcleo mais profundo. A alegria é seu núcleo.


Meditação Transcendental

Não há nada de errado se você souber que está usando a meditação como um tranqüilizante, mas, se você pensa que há algo de religioso nisso, está sendo tolo.


Medo

Quando você tiver medo, fique com medo! Por que criar uma dualidade? Quando os momentos de medo vierem, seja medroso, trema de medo, permita que o medo se aposse de você. Esse tremor nos diz que não vamos ficar aqui para sempre, que não estamos eternamente aqui: mais alguns dias e você terá partido.

Mente

Saber que você nada sabe é ser inteligente. Saber que através da mente você se afasta da realidade é ser inteligente. Saber que através da não-mente as portas se abrem é ser inteligente.


Milagres

Permaneça aberto e vulnerável a todos os ventos, à chuva e ao sol. Permaneça disponível para a existência é Deus, e não há outro Deus. E a existência é, a cada momento, um milagre, mas nos tornamos cegos a isso. Há muitos tipos de cegueiras: cristã, hindu, comunista, budista, e assim por diante. Deixe de lado todas essas cegueiras. Torna-se simples e comum.


Morte

Pense em uma vida sem a morte e será uma dor insuportável, uma existência insuportável.


Mudanças

O sofrimento surge porque não permitimos que as mudanças aconteçam. A vida é mudança. Tudo que há de permanente na vida são as mudanças. Tudo aquilo que não for mudança mudará.


Osho de A a Z


Um comentário :

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)