Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Letra E de Osho


Economia

A economia interior é completamente diferente, é o exato oposto da outra: quanto mais você der, mais terá. Quanto menos você der, menos terá. Quanto mais você der, mais a existência inteira continuará a verter suas dádivas em você. Você tem que estar continuamente dando, dividindo, pela simples alegria de dividir.

Emoções

A raiva da outra pessoa pode tocar seus sentimentos, mesmo que não seja dirigida a você, porque as emoções não são lineares. Da mesma forma, quando alguém está com raiva, há círculos concêntricos, emanando dessa raiva, em torno dessa pessoa.

Errado

A liberdade lhe dá a oportunidade de descer abaixo dos animais ou ascender acima dos anjos. A liberdade é uma escada: um lado da escada vai em direção ao inferno, o outro lado toca o paraíso. É a mesma escada: a escolha é sua, a direção precisa ser determinada por você.

Erros

Cometa ao menos um novo erro a cada dia.



Esoterismo

A espiritualidade é uma experiência, não um conhecimento.

Espiritualidade

Ela certamente afeta seu comportamento, mas apenas como uma conseqüência. Como você está mais alerta, mais perceptivo, naturalmente suas ações são diferentes, seu comportamento possui uma outra qualidade, uma beleza diferente, mas o contrário não é verdadeiro. A religião é formal: ir à igreja todo domingo é uma atividade social.. A espiritualidade é única, as religiões são muitas. Insisto na transformação interior. Não ensino religião, ensino espiritualidade. A espiritualidade é rebelião, enquanto a religião ortodoxia. A espiritualidade é individualidade, enquanto a religião é permanecer dentro da psicologia das massas. A religião faz de você um carneiro, e a espiritualidade é o rugir do leão.

Esposa

Há duas coisas que são necessárias para manter sua mulher feliz. Primeiro, deixe-a ficar de fato no comando. E, em segundo lugar, deixe-a ficar de fato no comando.

Estado de alerta

Esteja alerta e cuide para que você esteja cada vez mais perceptivo em suas ações. Se você estiver alerta e perceptivo, tudo do que fizer será como a ação de um sonâmbulo. Todo o esforço de uma sociedade é dirigido para transformá-lo em algo automático, fazer de você um autômato, um mecanismo eficiente. Quando você começa a aprender a dirigir, está alerta, mas ainda não é eficiente, porque estar alerta consome energia e há muitas coisas para as quais você deve estar alerta: as marchas, o volante, o freio, o acelerador, a embreagem.

Com todas essas coisas, você não pode ser eficiente, não pode andar rápido. Mas, aos poucos, conforme for se tornando eficiente, não precisará mais estar alerta. Poderá contarolar uma música, pensar sobre um assunto qualquer ou resolver um problema, e o carro seguirá por conta própria. O corpo dirigirá automaticamente. Quanto mais automático você se tornar, mais eficiente será. A sociedade precisa de eficiência, então o torna cada vez mais automático: tudo o que você faz deve torna-se automático.

A sociedade não se preocupa com sua percepção. Na verdade, ela é um problema para a sociedade. Pedem a você que seja mais eficiente, mais produtivo. As máquinas são mais produtivas que você. A sociedade não quer que se comporte como um humano, ela precisa que você seja um dispositivo mecânico, precisa torná-lo mais eficiente e menos alerta. Isto é mecanização. Você se tornará eficiente, mas sua alma se perderá.


Eternidade

Entrar na vida é entrar na morte; entrar no tempo é entrar na morte. O processo do tempo é horizontal: um momento passa, depois vem outro. Esse também passa, depois há um outro momento. Há uma sucessão de momentos, uma fileira de momentos: um passa, depois vem outro, esse também passa e outro se segue. É horizontal. A cruz é um símbolo do tempo. É feita de duas linhas: uma vertical, outra horizontal. Na linha horizontal estão as mãos de Cristo, e na linha vertical está todo seu ser. As mãos representam a ação: fazer, possuir. Possuir está dentro do tempo, mas ser está na eternidade.

Portanto, tudo aquilo que você fizer estará no tempo, aquilo que você é estará na eternidade; aquilo que conquistar estará no tempo, aquilo que for sua natureza estará na eternidade. Passe desse eixo, de possuir e fazer, para o eixo do ser. Nesse momento a virada pode acontecer. Agora mesmo, se você esquecer o passado e o futuro, o tempo irá parar. Então nada se moverá, tudo ficará absolutamente silencioso e você começará a mergulhar no aqui-agora. Esse “agora” e a eternidade.

Existencialismo

A meditação é simplesmente estar completamente no presente e no mesmo ritmo que a existência ao seu redor.


Experiência

Acredite em Buda e você estará acreditando em uma mentira. Acredite em Cristo e você estará acreditando em uma mentira. Não acredite em Cristo, não acredite em Buda, não acredite em mim. Ouça atentamente, de forma pensativa, aquilo que digo. Vivencie, experimente. Só posso dar a você um método de procura. Você encontrará a verdade em sua própria vivência.

Osho de A a Z

2 comentários :

  1. estava com saudades do bem que me faz vir aki!!

    otimo dia!!
    bjao

    ResponderExcluir
  2. Osho sempre muito sábio...e ao descrever "esposa"
    expressa mais um lado de sua sabedoria, o bom humor, característica de um verdadeiro iluminado!
    Amei...kkk

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)