Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Letra A de Osho



Absoluto

Aquilo que sabemos e tudo que ainda pudermos vir a saber está fadado a ser relativo.


Absurdo

Tudo que é belo é absurdo. A alegria é uma experiência não utilitária. Amor, paz, iluminação – todos são absurdos, absurdos no sentido de que nenhum deles possui um sentido para além de si mesmo.


Aceitação

Se alguém o empurrar e você cair no chão apenas caia! Depois levante-se e vá em frente. Não faça nada a respeito. Se alguém o agredir, curve a cabeça e aceite isso com gratidão. Vá em frente, não faça nada durante vinte e quatro horas e você irá descobrir um fluxo de energia que talvez nunca tenha sentido, uma nova vitalidade vinda das raízes. Ninguém mais pode destruir você a não ser você mesmo. Ninguém mais pode salvá-la exceto você mesmo. Você é seu próprio Judas, seu próprio Jesus.

Admiração

É para cobrir uma ferida que buscamos a admiração de outros.




Água

A água permanece pura se estiver em movimento, fluindo, mas se torna impura e estagnada se ficar dormente. Assim deveriam ser os homens e suas consciências, sempre fluindo, se movendo, nunca ficando travados. É por ficarem travadas que as pessoas se tornam sujas e impuras. Se o fluxo é contínuo e a pessoa está sempre pronta para se mover, de um momento para outro momento, sem qualquer hesitação, sem carregar o fardo do passado, permanecerá inocente e pura.


Além

Apenas para além da mente há paz e silêncio. Dessa paz e silêncio nasce a sanidade. A iluminação é o ápice da sanidade – quando uma pessoa se torna absolutamente sã, quando atinge um ponto no qual o silêncio, a serenidade, a consciência estão permanentemente com ela, ao andar ou dormir. Flui uma corrente de tranqüilidade, êxtase, bênção, que são a fonte de plenitude, um alimento vindo do além.


Amor

O amor nunca deveria ser possessivo. Não deveria ser exclusivo, e sim inclusivo. Quando o amor é inclusivo, você é capaz de reconhecê-lo como tal. Quando um amor é exclusivo, dedicado exclusivamente a uma pessoa, você o restringe tanto que acabará matando-o Você estará destruindo sua infinitude.



Aniversários

Ninguém nunca nasceu, ninguém nunca morrerá: as duas coisas são ilusões. Você nunca nasceu e nunca irá morrer. Claro que você entrou em um corpo – isso é um nascimento – e um dia deixará esse corpo – é o que você chama de morte -, mas, no que diz respeito a si mesmo, você já existia antes de seu nascimento e continuará existindo após sua morte.


Arrependimento

Essa palavra, “arrepender-se” , foi uma das que mais sofreu. É a tradução de uma palavra grega, metanoia, que significa “recolher-se”, - metanoia significa meditação. “Arrepender-se” também significa “retornar” , retornar à fonte. Não tem nenhuma relação com a idéia arrependimento que você aprendeu na igreja. “Arrepender” não está aqui relacionado ao seu sentido usual. “Arrepender” significa recolher-se, retornar, voltar à fonte de seu ser, atingir o próprio núcleo de
seu ser.


Atenção

“Aquilo em que você presta muita atenção irá crescer. ”A atenção é um alimento. Se você der atenção a algo, fará com que cresça ainda mais. Se fosse capaz disso, se fosse capaz de dar atenção a si mesmo, não precisaria da atenção de mais ninguém.


Autenticidade

Ser autêntico significa permanecer verdadeiro a seu próprio ser. Do contrário, toda a sua vida será desperdiçada. Preste atenção, a primeira coisa é o seu ser, não permita que os outros manipulem e controlem você. Cada pessoa está pronta para controlá-lo, todos querem mudá-lo, todos estão prontos a lhe apontar um caminho sem que você peça. Todos querem lhe dar um guia para sua vida. Esse guia existe dentro de você: o projeto já está aí. Ouça sempre sua voz interior, e não escute mais nada.


Osho de A a Z


3 comentários :

  1. Q super legal, vou acompanhar o alfabeto todinho.
    Fui até em busca de um livro de Osho outro dia, mas não consegui escolher.
    Vc é meu Osho on-line :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei tb...Mestre Osho sempre inspirador!

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual a palavra que ficou mais bonita nesse alfabeto de Osho!

    Ps: Tina diz: Você é meu Osho on-line hahaha! Ótima Tina!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)