Pesquisar este blog

Tradutor

domingo, 6 de maio de 2012

Você pode compartilhar algo somente quando o tem.

Sempre pensamos no amor em termos dos outros. O homem pensa em amar a mulher, a mulher pensa em amar o homem; a mãe pensa em amar o filho, o filho pensa em amar a mãe; os amigos pensam em amar um ao outro. Mas, a menos que você ame a si mesmo, é impossível amar uma outra pessoa. Você pode amar uma outra pessoa somente quando tiver amor dentro de você. 

Você pode compartilhar algo somente quando o tem.  Mas toda humanidade tem vivido sob a errônea ideologia e a tomamos como certa – como se já nos amássemos e, agora, toda a questão seja como amar o nosso próximo. Isso é impossível! Por isso existe tanto falatório sobre o amor, e o mundo permanece feio e cheio de ódio, guerras, violências e raiva. Este é um grande insight a que se deve chegar: que você não se ama. 

É realmente muito difícil amar a si mesmo, porque nos ensinaram a nos condenarmos e não a nos amarmos. Ensinaram-nos que somos pecadores, que não temos valor. Por causa disso ficou difícil amar. Como se pode amar uma pessoa sem valor? Como se pode amar alguém que já está condenado? Mas isso virá. Se você receber o insight de que você não se ama, não há com o que se preocupar. Uma janela se abriu, e você não ficará dentro do quarto por muito tempo – você saltará para fora. Uma vez conhecido o céu aberto, você não poderá ficar confinado a um mundo mofado. Você sairá dele.

Osho

3 comentários :

  1. Profundo!
    Parece que sabe exatamente o que estou pensando, ou o que preciso ler, o que você escreve me cai tão perfeito!
    Bjs e boa semana...

    ResponderExcluir
  2. Sheila, concordo totalmente!
    Até fiz uma postagem sobre a responsabilidade dos pais na construção da auto-estima dos filhos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)