Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exercício para combater a baixa autoestima!

O QUE É AUTOESTIMA?

AUTO significa uma forma da pessoa se referir a si própria.


ESTIMA é o sentimento do bem querer, do respeito, da admiração, da alegria em sentir, em valorizar com dignidade, com afeto e com compaixão.

AUTOESTIMA portanto, é quando alguém se vê como uma pessoa digna de ser amada, respeitada e valorizada, antes e acima de tudo, por si própria.

BAIXA AUTOESTIMA é quando este sentimento está abalado, destruído, impotente ou mesmo falido.

É quando você acha que todos são melhores do que você e que sua vida não vale mais a pena. Todos são mais felizes, mais bem sucedidos, mais capazes. No popular, é quando você está se sentindo por baixo.

O que fazer para melhorar?

Primeiro: pare de se comparar com os outros. Nenhuma impressão digital é igual a outra. Você também é única.

Segundo: desligue os programas da mídia que mostram para você homens e mulheres moldados para consumo. Você não é um carro que precisa mudar de modelo todos os anos para ser consumido. Você é um ser humano dotado de corpo, alma e espírito. Faça isso valer sobre os que querem transformar você em uma marionete.

Terceiro: procure se relacionar com pessoas que aceitam você exatamente como você é. Não minta para você mesma, não represente o que não é, não tente agradar os outros. Seja autêntica e realista. Só a verdade liberta.

Se quiser pode obter ajuda fazendo este exercício com imagens mentais durante 21 dias, três vezes ao dia: ao acordar, antes de almoçar e antes de dormir. Eles são rápidos, instantâneos.

Siga as instruções que foram dadas anteriormente e ponha a sua atenção na intenção deste exercício.

O NASCIMENTO DA AUTOESTIMA:

Veja, sinta, perceba, imagine ou faça de conta que você está sentado sobre um baú no meio de um deserto. Olhe ao seu redor e veja que o céu esta cinzento e que a terra está seca e desnutrida. Saiba que este deserto representa você.

Respire uma vez e abra a tampa deste baú. Imagine-se tirando de dentro dele sementes que você jogará ao seu redor e cada vez mais alto e mais longe. Veja surgir flores, árvores, pássaros, rios. Olhe o céu azul e veja o sol brilhando sobre você.

Sinta a sua transformação e um novo ser nascendo de você. Desperte para a luz e para a alegria de amar-se definitivamente. Respire e abra os olhos!!!

Texto de Izabel Telles


4 comentários :

  1. Muito boa esta matéria...deviamos ler toda manhã e ter um dia melhor...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Texto reflexivo, muito instrutivo para que exercitemos a autoestima.
    Lindo lugar este. Aconchegante, pacífico, iluminado.
    Já está no roteiro de minhas visitas.
    Abraço,

    Aureliano

    ResponderExcluir
  3. Ai, amei este exercício, que mágico! posso postar no meu blog? indico que foi aqui que achei...lindo demais e dever ser compartilhado. Hoje em dia há tanto sofrimento por causa da baixa estima.

    Beijos!
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Claro que sim Liz! Se te faz bem leve com você! Esse é o objetivo do blog...espalhar pelo mundo coisas boas! bjs de luz!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)