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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Saúde de A a Zinco

Uma tabela completa sobre os minerais!
Ahã...isso mesmo!
Tudo o que você precisa saber para maneter uma saúde equilibrada
..de A a Zinco!
Vamos lá...

- Cálcio

Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo
Sua Falta Povoca: Deformações ósseas; enfraquecimento dos dentes
Fontes: Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju

- Cobalto

Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas.
Fontes: Está contido na vitamina B12 e no tomate

- Fósforo

Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo
Sua Falta Provoca: Maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo
Fontes:Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais

- Ferro

Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo
Sua Falta provoca: Anemia
Fontes: Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona

- Iodo

Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos Bócio;
Sua Falta provoca:obesidade, cansaço
Fontes: Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais.

- Cloro

Constitui os sucos gástricos e pancreáticos.
É difícil haver carência e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodo

- Potássio

Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células
Sua Falta Provoca: Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração Fontes: Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral.

-Magnésio

Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular.
Sua Falta Provoca: Extrema sensibilidade ao frio e ao calor
Fontes: Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel.

- Manganês

Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1.
Fontes: Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba, milho.

- Silício

Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo
Fontes: Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola

- Flúor

Forma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia.
A necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes para crianças durante a formação da segunda dentição.
Fontes:Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.

- Cobre

Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)
Fontes:Centeio, lentilha, figo eco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre

- Sódio

Impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüínea
Sua Falta provoca: Cãibras e retardamento na cicatrização de feridas
Fontes: Todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia, sal marinho

-Enxofre

Facilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínas
Fonte: Nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja, abacaxi

- Zinco

Atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos
Sua Falta provoca: Diminui a produção de hormônios masculinos e favorece o diabetes
Fontes: Carnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas, nozes.


Nutricionista Sirlete Abreu
Funcional e Clínica
recebi tabela por email.


Um comentário :

  1. Que saudade de vir por aqui sempre com informações essenciais para o corpo e bem estar.Adorei o post.Flor ótima semana!

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