Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Não seja radical com nada!

- Calunga, eu não consigo aceitar a mentira - diz uma ouvinte.

-Não seja radical com nada, minha filha. Não faça isso. Você também é mentirosa. E a gente nunca sabe quando vai precisar mentir. Aí, vai mentir como? Vai ser desonesta consigo mesma?

Quando a gente se impõe uma lei muito rígida, um dia acaba escorregando nela. O nosso ser, então toma aquilo como uma desonestidade nossa. E, se você tem um programa de punição à desonestidade, ele vai ser acionado automaticamente. Então, você acaba criando a própria desgraça.

Vamos procurar dizer a verdade. Só procurar, já está bom, porque você também não agüenta ouvir toda a verdade de uma só vez. As vezes, para falar com você, os outros têm que adoçar.

Mas é você que vai ter que sustentar os próprios conceitos, porque vai viver pelas leis que você mesma se impôs. Vai se promover ou se punir, de acordo com o que você acredita. Você é o seu juiz, minha filha, porque Deus não é juiz de ninguém. Portanto, vá com cautela para não aprontar uma bem feia para você.

O povo gosta de dizer:
Dessa água não beberei...
Mas, olha, que é dessa água mesmo que você vai beber.
Então, vamos ser abertos e ter conceitos provisórios. Ah, por enquanto estou pensando assim, estou fazendo assim, mas amanhã não sei. Garantia, eu não tenho de nada. Sei lá se amanhã vou ver o mundo diferente...

Também não estranhe minha filha, se você pensar diferente dos outros. Não estranhe a estranheza dos outros, viu?




L.A.Gasparetto/Calunga - extraído do livro “Um dedinho de prosa”


hehehe...esse calunga!

Um comentário :

  1. Este livro de Calunga é uma preciosidade, trata de assuntos comuns que ouvimos falar desde sempre e que muitas vezes passamos pela vida sem nunca nos aprofundarmos por acharmos que já sabemos de tudo, daí a necessidade dos ensinamentos muito simples e profundos do nosso querido Calunga!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)