Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A diferença entre compaixão e piedade...

Piedade e compaixão parecem ser sinônimos no dicionário e, geralmente, usamos as duas palavras com o mesmo sentido. Isso cria uma grande confusão. A piedade é circunstancial e a compaixão é resultado de um estado psicológico.
Compaixão quer dizer aquilo que vem de dentro do coração da pessoa, e nada tem a ver com circunstâncias externas. A compaixão emana do coração da pessoa, mesmo que esta pessoa esteja sozinha, a compaixão emana sem motivo. É como uma flor se abrindo sozinha; vai espalhando sua fragrância. Não tem nada a ver com o outro. A fragrância de uma flor é exalada, independente de ter alguém por perto ou não. O perfume da flor nasce da flor, faz parte da flor, não está relacionado com nada de fora. A consciência interna é a fonte da compaixão, a compaixão surge dela como um perfume...
A piedade nasce sob a pressão das circunstâncias. A compaixão nasce da evolução do coração. O que surge em você ao ver um mendigo na rua, não é compaixão, é piedade. (...)
A piedade fortalece o ego, enquanto a compaixão o dissolve.
A piedade é uma maneira de inflar o ego. É um bom meio, usado por pessoas "boazinhas", mas apesar disso é usada pra inflar o ego. (...)

As sociedades baseadas no conceito judaico-cristão de piedade não acabam com as esmolas, elas as incentivam. Se uma sociedade com real compaixão for criada ela não tolerará esmolas, pois nela não existirão mendigos!!"


OSHO, Guerra e Paz interior - Ensinamentos do Baghavad Gita.



Um comentário :

  1. Penso que piedade é uma forma de achar que o outro não tem capacidade para sair de um momento ruim...
    Já a compaixão, seria compartilhar o sofrimento do outro mas sem achá-lo incapaz!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)