Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Irritação...

Uma amiga perguntou,ontem: o que é irritação? Qual que é o ganho da irritação?

Não tem ganho nenhum,não. Irritação é só muita raiva espremida, encurralada num canto da alma.

Ela está lá,guardada pelo seu juiz interior,aquele que carimba e ordena o que você pode sentir e o que não pode.Ou você acha que,porque já é mais avançadinha,já leu uns livros,não tem juiz?
Tem,sim.Um juiz velho e duro, que condena à culpa por sentimentos que a gente tem.
Um juiz com cara de pai,de mãe e de Deus,ao mesmo tempo.

Só que a raiva não fica parada.Ela acha jeito de escapar,um pouquinho.De botar a cara na janela.Estes são os seus acessos de irritação.Bota toda essa raiva pra fora depois,vai ver se tem irritação que persista!!!! Experimente.

O problema que essa raiva não é de hoje,nem de ontem. Eu tô falando pra você,pra todas as mulheres e os homens,porque esta é uma situação muito comum. Você sente uma raiva muito velha,a maior parte,de coisa que já passou.Coisas que você não aceita. Coisa de pai,de mãe,de escola,de casamento,de falso amigo.Coisas que você não perdoa,mesmo que a sua boca possa dizer que sim.

Os motivos passaram,se foram,mas você ressuscita isso dentro de você,revivendo a raiva.E não é um sentimento que está ajudando a sua vida deslanchar,nem está servindo pra você reagir,porque a raiva serve pra gente reagir positivamente a uma ameaça,a uma invasão dos nossos inimigos .

Mas você não usa ela pra reagir,nem pra se colocar melhor na vida,você usa ela pra se justificar,e isso é terrível...Minha filha,isto é terrível,quando você usa a raiva pra justificar o seu comportamento,ou as suas manias,ou os seus pretensos fracassos,e se vinga em si. Não vou sair mais!Não vou amar mais! Eu posso desfazer dos outros,porque eu tenho raiva!Vou engordar que nem uma "baleia" ,porque eu tenho o direito,porque eu tenho raiva!Eu posso dar uma de louquinha e esquecer compromissos,porque eu estou revoltada!Meu pai não me quis,então eu posso ser delinqüente.

Minha filha,isto é um abismo.Você não quer isso pra você,eu sei.É atraso de vida.
Você está sendo controlada por ela,não vê ?você pensa que é você,reclamando e gritando,mas é ela,porque não é o que você queria fazer.No fundo,você gostaria de ser superior a tudo isto. Porque quando eu brigo com razão,com domínio do que estou fazendo,eu não fico mal,com a sensação de perda.Mesmo que não chegue onde me propus,fico satisfeito por ter me colocado.Isto é eu dominanado a raiva.

Mas quando a raiva está acuada,num canto,e eu não quero assumir que ela existe, ela me domina.Ah! domina,e me faz dizer e fazer muita besteira. Não será este o seu caso?

Então,eu quero que a gente faça um trato:você pega esta energia de raiva e vai fazer uma coisa boa com você,melhor que qualquer um já fez.
Mentalize que você quer reagir com a sua inteligência,com a sua polidez,com a sua compreensão das leis da vida,e não por meio da irritação.

E larga o que passou,e o que te fizeram,e o que você podia ter feito,e a resposta que você deu,e o mico que você pagou,porque nada disso tem importância.
O que tem importância agora é você agir com domínio de si e produzir o seu próprio bem,porque quando você fica no seu bem,nada te pega,nada te irrita,nada te tira do domínio.

Vamos ficar bem -Calunga


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)